Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos (2009) – Paulo Halm

Por Thiago Vieirahistorias-de-amor

Protagonizado por Caio Blat, Maria Ribeiro e Luz Cipriota, Histórias de amor duram apenas 90 minutos (2009), de Paulo Halm, é um filme diferente das películas nacionais de hoje em dia. Não que seja superior, mas é diferente em estilo, pois enquanto a maioria dos nossos filmes tenta instituir um estilo próprio, esse tem um ar de romance indie, como já visto nos cinemas americanos e francês.

O drama existencialista da vida de Zeca (Caio Blat) pode facilmente causar identificação imediata por parte de quem assiste o filme e em algumas partes pode até lembrar os romances de Sartre. Sua personalidade infantil e egocêntrica, porém, afastam a melancolia e ânsia profunda que essas partes poderiam causar e as substituem por um drama bobo, ciumento e desnecessário, o que é importante para o desfecho do filme e é contraposto pela maturidade e seriedade de sua esposa Julia (Maria flor). Ao ser abandonado pela mulher e pela amante, Zeca passa por um processo denominado pela sociologia como “cristalização do Self”, quando ele finalmente amadurece (ou aprende a lidar com sua imaturidade).

90239022A provocante Carol (Luz Cipriota) é um dos principais pontos do filme, e sua sensualidade e personalidade mantém o espectador vidrado, ansioso para saber o futuro de seu relacionamento com Zeca (ou com Julia).

A sensualidade é sempre presente, seja nas fantasias sexuais do protagonista Zeca, na fumaça de seus cigarros ou no tentador sotaque portenho da voluptuosa Carol, o que dá ao filme uma atmosfera provocante, reafirmada pela direção de arte que, de forma despretensiosa e inteligente, expõe o luxo boêmio da vida simples de jovens adultos da classe média carioca.

O roteiro do filme é interessante, porém o subplot referente ao livro inacabado poderia ter sido melhor explorado, evitando diálogos repetitivos e maçantes com o pai do protagonista, personagem esse que serve somente para escancarar a infantilidade e imaturidade do filho (Zeca), e poderia facilmente ser descartado.

6975761570_f68fd6cf90A forma como os movimentos de câmera e enquadramentos ajudam a contar a história é cativante, como nas cenas onde Zeca se lamenta em um bar, ou quando ele leva sua esposa ou a amante para a cama, e a trilha sonora que constitui-se majoritariamente de jazz e conta com um toque especial da canção “Nature Boy” na voz de Caetano, harmoniza perfeitamente com a atmosfera do filme.

Em resumo: Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos é um filme interessante e diferenciado dentro do cinema nacional. Apesar de algumas falhas no roteiro, conta com uma história instigante e sensual. Vale a pena assistir.

1268514024_hist_1_red

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Cinema, Cinema Brasileiro e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s